A Câmara Municipal de Porto Alegre do Norte passa a contar com um novo canal de comunicação com os porto-alegrenses.

por Andrea Lucas publicado 02/02/2022 09h31, última modificação 02/02/2022 09h31

A Câmara Municipal de Porto Alegre do Norte passa a contar com um novo canal de comunicação com os porto-alegrense: o WhatsApp.
A nova ferramenta irá facilitar o contato entre a Câmara e os cidadãos, permitindo a ampliação do diálogo. Além de poder se manifestar por meio da Ouvidoria, a população também poderá saber o que acontece na Câmara via o aplicativo através do boletim ZAP Câmara.
O informativo levará as principais notícias, audiências públicas e decisões do Legislativo porto-alegrense para a palma da mão do cidadão. O munícipe interessado assina o serviço gratuitamente e se mantém informado sobre o trabalho da Casa.

Para assinar é só enviar uma mensagem com seu nome para o número do ZAP Câmara (66 984579741) e adicionar o número do ZAP Câmara em sua agenda de contatos.
A Ouvidoria da Câmara Municipal de Porto Alegre também oferece outros canais de atendimento à população, confira abaixo:

WhatsApp: +55 66 98457-9741
Telefone: 66 3569-1137 – Das 7:30 às 13:30h
Pessoalmente: Câmara Municipal, avenida JK n° 1047 - Centro.
Saiba como a Ouvidoria da Câmara pode ajudá-lo

O que é?

O cidadão porto-alegrense tem um canal direto de comunicação com a Câmara Municipal através da Ouvidoria. Instituída pela Lei 727/2014, cabe à Ouvidoria realizar a interlocução da Câmara com a sociedade, recebendo solicitações, reclamações, sugestões e críticas.
A Ouvidoria também deve analisar, encaminhar aos órgãos competentes e acompanhar as manifestações dirigidas à Câmara. Também é sua atribuição responder aos cidadãos e entidades representantes da sociedade civil quanto a eventuais providências adotadas.

Outra função é auxiliar a Câmara a tomar medidas necessárias à regularidade dos trabalhos ou sanar violações, ilegalidades e abusos constatados. E ainda responder pelas solicitações enviadas ao Legislativo municipal com base na Lei de Acesso à Informação.

Para enviar questionamentos à Ouvidoria, o caminho é acessar os meios de comunicação. Os atendimentos são realizados de forma presencial, por e-mail, telefone e através do WhatsApp.
O que a Ouvidoria atende?

Entre as dúvidas, críticas, elogios ou sugestões atendidas estão questões ligadas a:
– Atividade Legislativa: sessões plenárias, audiências públicas, comissões, CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) e agenda da Câmara;

– Projetos de Lei: conteúdo, elaboração, tramitação, aprovações, sugestões;

– Eventos Institucionais: premiações, sessões solenes e outros;

Questões de responsabilidade da prefeitura:

Uma das atribuições da Ouvidoria é informar os cidadãos quando as manifestações recebidas não forem de sua competência, já que é bastante frequente o recebimento de demandas que não fazem parte das atribuições do Poder Legislativo municipal.

Veja a seguir algumas questões de responsabilidade da Prefeitura de Porto Alegre que costumam ser solicitadas ou questionadas pela população junto à Ouvidoria:

– Zeladoria e Obras: limpeza de praças, poda de arvores, tapa buracos, iluminação pública, áreas verdes ajardinadas, limpeza de córregos, reforma/manutenção de guias e sarjetas, condições das vias públicas, denúncias de terrenos abandonados e outros;

– Educação: Problemas ligados a escolas, creches, merenda, uniformes e outros;

– Saúde: Hospitais municipais, postos de saúde, assistência social, centro de zoonoses e outros;
Nesses caso o papel da Ouvidoria é orientar o cidadão sobre o caminho mais adequado para o atendimento. Com o devido esclarecimento, o cidadão poderá encontrar de forma mais ágil e eficaz as respostas para as suas questões.